LUÍS PEDRO - SONOPLASTA
Se a guionista Inês José é chamada de mãe do Camatondo, Luís Pedro é o pai da radionovela. Pedro é sonoplasta, chefe do Departamento de Sonorização, responsável pela montagem dos programas na Rádio Nacional de Angola.
Nascido no Kwanza Norte, Pedro também morou na província do Uíge, por conta das transferências do pai, funcionário do Ministério da Saúde. Em 1975, Pedro voltou para Luanda e em 1977, começou a trabalhar no Departamento de Realização, como operador de áudio da RNA. Para o sonoplasta: “Camatondo é uma das melhores novelas que já montei. Ela aborda o dia-a-dia, as coisas reais do cotidiano.”
Ele conta que Camatondo foi mais difícil de montar, porque a radionovela era diferente, sem narrador. Por isso, ela precisa de mais efeitos, mais sons para ambientar o ouvinte. Mas Pedro acredita que é isso que cativa mais os fãs de Camatondo, que “podem imaginar mais, viver a novela”.
Pedro é tão dedicado à radionovela que não tira férias quando Camatondo está no ar. Aos 53 anos, Pedro não pensa em se aposentar. “Quero trabalhar até ter forças e quero passar minha experiência para os profissionais mais novos. A dedicação está no sangue.” Luís Pedro mora em Luanda e tem 4 filhos.
