quarta-feira, 2 de junho de 2010

A carta

A equipa de Camatondo recebe centenas de cartas de ouvintes. Mas uma carta, em especial, marcou muito, como conta a coordenadora da radionovela, Inês José:
Nós a recebemos no dia em que estávamos a realizar a última gravação do Camatondo ainda como projecto das Nações Unidas. Última? Sim, última, porque, daí em diante, iríamos parar por falta de fundos. Recebemos a carta no dia em que dei a notícia aos actores: não podíamos continuar, pois não havia mais condição de pagar nenhuma despesa. Eu leio para eles todas as cartas que nos são enviadas. E esta não foi excepção, e tanto mais que o ouvinte a havia enviado através da caixa postal da Rádio Nacional. Portanto, nós todos recebemos a carta quando estávamos no estúdio a gravar. Antes da gravação, eu falei com os actores para dar a notícia da nossa paragem. E depois, para confortá-los, li a carta do ouvinte Júlio Nascimento e terminei dizendo: “esta carta é prova de que o nosso esforço não foi vão. Há ouvintes que gostaram muito do que foi feito, e que vão se lembrar sempre de Camatondo com saudade.

Geralmente, quando se recebe a carta de um ouvinte, os actores vibram. Mas essa carta teve para eles o peso de uma notícia de óbito. Luto. Eles sempre acreditaram no que eu lhes dizia. Mas, naquele momento, diante dessa notícia, eles não acreditavam e perguntavam: “Inês, mas vamos fechar mesmo?”

Nos dias que se seguiram, foi uma avalanche de telefonemas de muitas partes do país. Ouvintes perguntando o que se passava com Camatondo? Por que estavam a ser repostos alguns episódios, em vez de ouvirem episódios novos? As rádios provinciais ligavam para o Gabinete das Emissoras Provinciais da Rádio Nacional de Angola perguntando: “os ouvintes aqui nas províncias estão a nos incomodar sobre o Camatondo e nós não sabemos o que responder”.

Foi por isso que nasceu a PROMÉDIA. Para dar um novo pai a uma criança abandonada. Um pai angolano! A PROMÉDIA - Programa de Comunicação para o Desenvolvimento Sustentável em Angola - é uma ONG nacional que trabalha com as comunidades para que elas conheçam e adoptem boas práticas para o desenvolvimento sócio-económico, ajudando –as a assumir responsabilidades para melhoria das suas condições de vida.

E assim, graças à PROMÉDIA, que conta com um patrocínio da Associação das Empresas do Bloco 15, Camatondo continua a ser emitido!



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