segunda-feira, 28 de junho de 2010

Os sinos de Angola

O som de um sino de igreja é igual em todo mundo, concorda? Pois era o que pensava um engenheiro de som que chefiou o projecto que abrigou o Camatondo. Mas a guionista da radionovela, Inês José, mostrou como os sinos dobram diferente em Angola, como ela nos conta:


"Lembro de uma vez quando rodamos a cidade de Luanda de cima a baixo à procura de um lugar onde pudéssemos improvisar o som de um sino de Igreja. Meu chefe, um engenheiro de som canadiano, pensou que eu estava procurando apenas um pretexto para sair do escritório, e me disse que tinha uma biblioteca sonora com todos os sons que se podiam imaginar. Por isso eu não precisava sair.
Eu disse que não seria apropriado porque eu preferia o som de sino de Igreja do meio rural angolano. E ele, sem entender, olhou pra mim desconfiado e disse: ‘mas, Inês, que diferença tem o som do sino de uma Igreja em Angola, no Canadá, na Inglaterra ou nos Estados Unidos? É tudo sino de Igreja! É tudo igual!’

E eu lhe disse não. O sino de uma Igreja do meio rural angolano é diferente do sino de qualquer Igreja, até mesmo das de Luanda. No meio Rural, o sino de Igreja é uma improvisação. O pessoal prende um objecto metálico numa árvore ou num tronco, (normalmente uma jante de carro ) e bate neste objecto, fazendo de conta que é sino (fotografia abaixo). É claro que o som é bem diferente do sino de uma Igreja moderna!

E ele espantado olhou pra mim e perguntou: Ai é?

Quando encontramos finalmente o lugar sem o barulho infernal do trânsito e nos pusemos a improvisar o sino, as pessoas nos olhavam sem entender. De certeza que eles estavam a perguntar-se se nós estávamos malucos.

É por isso que até hoje as pessoas continuam a perguntar: mas onde é que vocês gravam o Camatondo? Quando a gente diz que é gravado na Rádio Nacional, alguns continuam teimando: “ Não pode! Os sinos, os cães, as galinhas, aquilo tudo parece mesmo na aldeia! Não pode!!

Boa parte desta magia é feita pelos dedicados sonoplastas da Rádio Nacional, como Luis Pedro, Adão Paciência e o Diogo Manuel que conseguem fazer com que os ouvintes se sintam em casa em Camatondo!!"


Sem comentários:

Enviar um comentário